Conhecer os níveis de fertilidade do solo e identificar suas possíveis deficiências nutricionais é fundamental para chegar ao máximo potencial produtivo de uma cultura. Por isso, a Cocari conta em seu portfólio com o serviço de Diagnóstico Inicial do Solo. O supervisor em Agrotecnologia da cooperativa, Maycon Santos, explica como este serviço é realizado. “Primeiramente, a área estudada é dividida em grids de 1 a 5 hectares, para que seja feita a amostragem georreferenciada do solo em uma profundidade de 0 a 20 cm, utilizando-se de um quadriciclo equipado com receptor GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite)”, comenta. 

De acordo com Santos, as amostras coletadas são encaminhadas a laboratórios certificados para geração do laudo de análise do solo. Posteriormente, monta-se o book de agricultura de precisão contendo um total de 26 mapas, entre mapas de pontos de coleta de solo, atributos físicos, fertilidade e prescrição de corretivos e fertilizantes.  

Santos destaca os benefícios trazidos pelo uso dessa ferramenta de agricultura de precisão. “Por meio do Diagnóstico Inicial do Solo, obtém-se um conhecimento detalhado do nível de fertilidade do talhão, maximização da eficiência dos fertilizantes e corretivos utilizados, possibilidade de economia de insumos e potencialização da produtividade”, elenca.  

O Diagnóstico Inicial do Solo é uma das soluções disponibilizadas pelo setor de Inovação Agrícola da Cocari, que oferece aos cooperados e produtores serviços de consultoria técnica e assistência às atividades desenvolvidas nas propriedades rurais de forma a obter os melhores resultados em produtividade e rentabilidade. 

Entre em contato com a unidade Cocari mais próxima ou acesse o Aplicativo Cocari e solicite uma avaliação da sua propriedade. 

Redação C7 Comunicação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *