A importância do campo para a economia do país e para as atividades de milhões de brasileiros sempre foi grande. Mas a imagem do campo mudou. Hoje, a paisagem pacata das propriedades rurais deu lugar a um ambiente muito mais dinâmico e repleto de tecnologia nas mais diversas atividades rurais, em especial na agricultura e pecuária. Participando desse movimento, as cooperativas agrícolas vêm sendo fortalecidas diante dos excelentes resultados e grande potencial econômico que o agronegócio apresenta no Brasil.   

O levantamento da safra 1990/91 a 2021/22 realizado pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento mostra que a produção de grãos no Brasil cresceu 391%, ao passo que a área plantada cresceu apenas 90%, graças ao investimento em soluções tecnológicas, que trazem uma crescente produtividade. 

A participação do agronegócio na composição do PIB – Produto Interno Bruto é de 27%. Além disso, o setor gera mais de 20% de todos os empregos do país. 

A Cocari trabalha junto a seus mais de 9.700 cooperados para entregar valor, elevar a produtividade, aumentar a qualidade dos produtos e obter mais resultado para seus associados.  

Com o aplicativo CRM, a Cocari oferece a gestão integrada para o relacionamento entre a cooperativa e produtores, com o acompanhamento da equipe de consultores que prestam assistência na lavoura, informando dados como produtividade, estádio fenológico, stand e desenvolvimento da cultura. 

Os serviços do setor de Inovação Agrícola potencializam os resultados na lavoura e estão em sintonia com as novidades e melhores soluções do mercado. O Projeto CEMAC – Centro de Monitoramento Agrícola Cocari realiza o monitoramento das propriedades via imagens de satélite, informações do CRM e estações meteorológicas, trabalhando para mitigar riscos agrícolas e antecipar decisões do produtor, acompanhando as atividades no campo nas fases de pré e pós-plantio e também na colheita.  

A cooperativa investe no tratamento das Sementes Cocari, que passam por um acompanhamento cuidadoso desde a produção até o produto final comercializado para o produtor.  

Com os produtos da Linha Éfforos, mais uma marca própria da cooperativa, os produtores podem aproveitar os benefícios da alta tecnologia e matéria-prima de qualidade para os insumos de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação.  

Os serviços de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), oferecidos pelo DEVET – Departamento Veterinário da Cocari permitem que cada rebanho tenha suas particularidades observadas e receba um manejo específico para alcançar ótima produtividade, melhoramento genético e maior lucratividade para o pecuarista. 

Dando suporte à pecuária, a Cocari desenvolve produtos para nutrição animal em um dos mais completos complexos industriais do sul do Brasil neste segmento, com linhas para bovinos, aves, suínos, equinos, pets e peixes. As três fábricas das Rações Cocari trabalham com capacidades de produção acima de 15 ton/h.  

Com 250 aviários, a Integração Avícola, realizada em intercooperação com a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) acrescenta ganhos aos integrados e gera produtos certificados com alto padrão de qualidade aos consumidores.  

Na Integração à Piscicultura, os consultores técnicos da Cocari acompanham todas as etapas do negócio, para garantir o bom desempenho dos peixes e o retorno financeiro aos cooperados.  

Dessa forma, a Cocari investe no campo, com planejamento, rigor técnico, ferramentas de qualidade e respeito ao trabalho de todas as famílias cooperadas. 

Redação Cocari com informações da ABAG/RP 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *