A suplementação vitamínica é a forma mais utilizada de fornecimento de vitaminas aos bovinos devido à sua praticidade. Elas são misturadas à ração e outros alimentos e garantem maior potencial produtivo e auxiliam na manutenção da saúde dos animais, prevenindo doenças. Dietas orientadas por profissionais, formuladas com vitaminas, levam em consideração as características específicas e necessidades do animal, além da limitação nutricional dos volumosos que perdem a concentração nutritiva com o tempo. 

Consultor do DEVET Cocari na região do Cerrado, Danilo Rosa e Castro comenta sobre as consequências da deficiência de vitaminas na dieta de bovinos e como os pecuaristas podem cuidar dessa necessidade da melhor forma. 

“A deficiência de vitaminas pode causar desequilíbrio metabólico, diminuição do crescimento, baixa imunidade, desmineralização dos ossos, dores nas articulações, degeneração da musculatura esquelética e cardíaca, queda da produção, ataxia, oxidação de gordura corporal entre outros problemas”, destaca o consultor. 

Para identificar a necessidade da suplementação com vitaminas, é preciso observar se o animal apresenta anemia, fadiga, perda de peso, cãibras, desequilíbrio, apatia, fragilidade óssea ou atraso de crescimento. 

Segundo o consultor do DEVET Cocari, uma dieta que supra as exigências vitamínicas deve ser sempre uma preocupação para pequenos, médios e grandes produtores a fim de evitar prejuízos. “Para a utilização de complexos vitamínicos, injetáveis ou orais, deve-se seguir orientações de um profissional e tomar cuidado com as superdosagens. A superdosagem de vitaminas pode acarretar intoxicações de diversas formas: a vitamina A, por exemplo, pode levar a um quadro de osteoporose; a vitamina D causa intoxicação e alteração no sistema cardiovascular pela mineralização das artérias; a vitamina E pode causar sangramento excessivo; a vitamina K pode causar doenças hepáticas e anemia hemolítica; a vitamina B pode causar reações anafiláticas; e a vitamina C altera a ação antioxidante dos organismos”, explica. 

Confira as funções das vitaminas para o desenvolvimento dos bovinos: 

Vitamina A: é essencial para o crescimento, reprodução, manutenção dos tecidos epiteliais, visão e crescimento ósseo. 

Vitamina D: aumenta a absorção intestinal, mobilização, retenção e deposição óssea do cálcio. 

Vitamina E: apresenta várias funções, sendo que a ação antioxidante é a principal delas. Auxilia na manutenção estrutural e na integridade de músculos esqueléticos, cardíacos e lisos e sistemas vasculares periféricos, além de atuar na resposta imune. 

Vitamina K: atua na síntese de proteínas no rúmen e no papel anti-hemorrágico. Sua deficiência é de difícil ocorrência, pois é sintetizada dentro do trato digestivo, porém, quando acontece, desencadeia um aumento no tempo da coagulação sanguínea. 

Vitaminas do Complexo B: estão ligadas ao sistema nervoso, na formação das células do sangue. Agem na desintoxicação do fígado, na formação do sistema imunológico, na formação da vitamina A e de proteínas a partir de aminoácidos, além de atuarem no crescimento e fortalecimento celular. 

Vitamina C: também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento e degeneração das células do organismo e auxiliando na absorção de gorduras. Sua carência é rara em ruminantes. 

Campanha do DEVET Cocari 

Lembrando que, neste mês de maio, a Cocari está com a Campanha Veterinária em todas as suas unidades, na qual o cooperado e produtor contam com condições especiais em toda a linha veterinária, incluindo suplementação vitamínica, além de minerais e proteinados, vermífugos, vacinas, produtos em geral para controle de endo e ectoparasitas, rações, concentrados, produtos para higienização do sistema de ordenhas, entre outros. O supervisor do DEVET Cerrado, Pedro Lucas Rodrigues Barbosa Rosa, fala do andamento da campanha na região. “No Devet Cerrado, a campanha tem sido uma ótima oportunidade para negócios e também para estreitar laços com nossos cooperados. Os números até o momento são bastante satisfatórios, o que reflete o grande empenho de toda equipe. Para algumas unidades com DEVET recém-inaugurado, como Catalão (GO) e Coromandel (MG), tem sido uma oportunidade de divulgar o nome da Cocari e mostrar todas as vantagens que nossa cooperativa tem a oferecer”, afirmou. A campanha se estende até dia 31 de maio. Procure a unidade Cocari mais próxima e aproveite! 

Redação Cocari com a colaboração do DEVET Cocari 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *