Na última quinta-feira (12), durante a Expoingá 2022, a Cocari assinou uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No evento, estiveram presentes o superintendente comercial da Cocari, Alex Sandro Santin; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; e o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. 

Recentemente, a cooperativa teve duas linhas de crédito liberadas pela instituição. Uma delas é o Funcafé – Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, destinado ao capital de giro na atividade cafeeira, para o plantio e beneficiamento por meio das Unidades de Café em Mandaguari (PR) e Campo Alegre de Goiás (GO). O Prodecoop – Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária, é a outra linha de crédito, destinada para a construção de armazéns. 

“O Brasil, de forma geral, é deficitário em capacidade estática, ou seja, em estruturas de recebimento e armazenamento de grãos, e a Cocari dentro deste contexto também necessita investir tanto nas unidades que já possui quanto em novas estruturas. Este recurso obtido pela parceria com o BRDE será destinado exclusivamente para a construção da Unidade em São José, distrito de Jandaia do Sul (PR), objetivando atender cada vez melhor os produtores da região do Norte do Paraná”, resumiu o vice-presidente da cooperativa, João Carlos Obici. 

“O BRDE apoia a expansão da cooperativa com investimentos, ampliando nossa capacidade de armazenagem para atender nossos cooperados. A unidade em São José está na segunda fase de investimentos e poderá armazenar mais de 24.000 toneladas de grãos já na safra inverno 2022”, informou o superintendente comercial, Alex Santin. 

A atual gestão do BRDE já aprovou mais 9 mil contratos, liberando mais de 173 milhões de reais para atender diversos segmentos do agro, desde avicultura até projetos de placas fotovoltaicas. A instituição atende mais de 7.000 produtores no Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, por meio de parcerias com cooperativas de crédito e de produção. 

Imagem de capa: BRDE

Redação Cocari 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *