Com a onda de frio intenso que alcançou a região Centro-Sul do país, os agropecuaristas estão atentos à previsão de temperatura para esta semana. Confira as informações sobre as condições climáticas nas áreas de atuação da cooperativa, apresentadas pelo consultor Celso Oliveira, da Climatempo. 

Paraná 

Nesta quarta-feira (18), no Paraná Baixo, há uma expectativa de temperaturas de até 3ºC, mas com tempo nublado, o que pode fazer com que as geadas não sejam tão danosas. Devido à tempestade subtropical que está na costa do Rio Grande do Sul, muita umidade acaba sendo transportada na direção do Paraná e, por isso, há expectativa de chuva fraca durante a tarde e noite da quarta-feira (18). A temperatura máxima não passa dos 13ºC. Na quinta-feira (19), já com o tempo mais ensolarado, as temperaturas oscilam entre 5ºC e 17ºC. Na sexta-feira (20), entre 4ºC e 20ºC e, no sábado (21), haverá mínima de 5ºC e máxima de 22ºC, já com tendência de elevação. 

No Paraná Alto, a previsão é de 2ºC nesta quarta-feira e, mesmo com tempo nublado, há potencial para geadas. No decorrer do dia, há previsão de chuva fraca, devido à tempestade subtropical. A máxima não passa dos 11ºC. Na quinta-feira, com o dia ensolarado, a temperatura oscila entre 4ºC e 16ºC. Na sexta-feira, mínima de 2ºC e máxima de 19ºC, índices que devem trazer geadas mais danosas. No sábado, mínima de 5ºC e máxima de 21ºC, já com tendência de elevação.  

Nos Campos Gerais, após as geadas da última terça-feira, haverá uma quarta-feira chuvosa, situação que compromete ainda mais o desenvolvimento das lavouras atingidas pelo frio intenso. Nesta quarta-feira, a temperatura será muito baixa, com mínima de 3ºC e máxima de 8ºC na região. Na quinta-feira, com tempo ensolarado, haverá mínima de 4ºC e máxima de 14ºC. Na sexta-feira, mínima de 2ºC e máxima de 17ºC, com geadas novamente. E no sábado, mínima de 4ºC e máxima de 20ºC, já com tendência de elevação de temperatura.  

Região do Cerrado 

Destacam-se as mínimas de até 2ºC na próxima quinta-feira (19), na região de Cristalina (GO). Depois, a temperatura deve entrar em elevação. Na sexta-feira (20), os termômetros oscilam entre 4ºC e 22ºC e, no sábado (21), entre 6ºC e 23ºC. Já no cerrado mineiro, faz frio, mas sem geadas. A previsão fica entre 6ºC e 22ºC na sexta-feira (20) e entre 7ºC e 23ºC no próximo sábado (21). A tendência é de tempo seco para o Cerrado pelos próximos 15 dias. 

Redação Cocari com a colaboração da Climatempo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *